top of page
Buscar

Corpo Real X Corpo Ideal

  • sarahsimoespsi
  • 19 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Você já parou para observar sua relação com o seu corpo?





Pesquisas indicam que TODAS as mulheres que apresentam transtornos relacionados a imagem corporal também apresentam comportamentos alimentares inadequados. Basta observarmos um pouquinho mais as pessoas que nos cercam e não é difícil imaginar tal afirmativa no mundo real. Sabemos que a cultura e a mídia exercem grande influência na nossa forma de se comportar, tendo em vista que associam a beleza estética ao sucesso!


Uma vez que tentamos nos encaixar nos padrões estéticos das influenciadoras digitais, temos forte tendência a frustração, tendo em vista que dificilmente iremos alcançar aquela “imagem perfeita”. As redes sociais demonstram uma vida ideal, mas ela, na maioria das vezes, não condiz com a vida real. Cria-se um personagem ou faz-se um recorte de algo que acreditamos que retornará em likes, comentários, vendas, etc. E assim temos pelo menos duas situações conflitantes: de um lado temos aquela pessoa que publica a foto e tem seu comportamento reforçado por meio de curtidas e comentários, elogios na maioria das vezes. De outro lado temos aquela pessoa que tenta seguir os 5 passos milagrosos para alcançar o corpo perfeito, imitando os comportamentos que a primeira descreveu. No entanto, estamos falando de organismos diferentes, idades diferentes, rotinas diferentes, etc. Uma vez que não alcanço aquele resultado acabo me sentindo incapaz, fracassada, culpada.


É aí que começo a me perceber como uma pessoa que não merece ou que não consegue ter um corpo legal, também começo a acreditar que ninguém terá desejos por mim, não me sinto atraente, vou deixando minha vaidade de lado, passo a me criticar. Assim, a estima começa a diminuir (baixa autoestima), sinto – me insegurança perto de outras pessoas, apresento dificuldade para me posicionar e defender minhas ideias. Muitas vezes compro a ideia de que preciso emagrecer, pois só quando eu emagrecer conseguirei ser feliz e ter sucesso.


Consegue perceber como nossos comportamentos começam a ser controlados por essas regras, como por exemplo, “se você for magra, então você será amada”. E vamos entrando em um ciclo onde emitimos comportamentos em busca de aceitação de outras pessoas, mas ora somos reforçados, ora somos punidos.


Lembre-se o corpo perfeito / vida perfeita de redes sociais só existe nas fotos e legendas!


( Foto tirada em 2015/2016 - note que falamos de um corpo magro próximo ao padrão social. Mas o que ninguém via era a mulher insegura e que se enxergava gorda no espelho.)

 
 
 

Comments


bottom of page